Sobre Escalas

Leia com atenção o texto abaixo e saiba qual é a melhor escala de miniaturas para o seu projeto.

Uma miniatura é uma versão pequena de um objeto (considerando o seu tamanho normal – seja uma pessoa, animal ou qualquer outro elemento), e a sua escala está relacionada ao seu tamanho reduzido comparado com o tamanho real da versão original. Em escalas de redução, o primeiro número é sempre 1, e representa o objeto em seu tamanho original, e o segundo número representa o quanto ele foi reduzido.

Vejamos um exemplo: uma escala de 1/60 significa que o objeto foi reduzido 60 x em relação ao seu tamanho original. Então o objeto real é 60 x maior do que o objeto reduzido. Já uma escala de 1/72, significa que o objeto foi reduzido 72 x em relação ao seu tamanho original. Então, o objeto real é 72 x maior do que o objeto reduzido. Portanto, um objeto em uma escala de 1/60 será maior que o mesmo objeto na escala 1/72.  

Podemos concluir então que, quanto maior o número na escala, maior é a redução e menor o tamanho do objeto!

Para que haja uma proporção entre os elementos do seu projeto, é interessante que você trabalhe com miniaturas na mesma escala, ou nas escalas mais próximas possíveis, especialmente pessoas e animais, para que não fiquem desproporcionais quando colocados juntos, lado a lado.

 
 
 

Agora na prática: Se você colocar um gato na escala 1/36 ao lado de uma figura humana na escala 1/72, por conta das reduções diferentes, as proporções entre eles estarão incorretas, e o gato parecerá muito grande em relação à pessoa. O mesmo acontece colocando um gato na escala 1/60 no mesmo cenário do ser humano em 1/72. Apesar de, nesse caso, a diferença ser menor, o gato ainda parecerá muito grande! Nesse caso, seria mais interessante, então, usar um gato e um ser humano na mesma escala: 1/72.

Com relação a alguns elementos, personagens, ou animais onde não há definição de espécie; ou a espécie ficaria extremamente grande ou pequena, caso fosse feita na mesma escala das pessoas (uma baleia ou um passarinho, por exemplo), trabalhamos com medidas pré-determinadas, independente de escala. 

As casas e outras construções seguem um padrão de escalas diferentes das figuras humanas e animais, apesar de serem colocadas frequentemente no mesmo cenário. Isso acontece pois, assim como animais muito grandes, se forem colocados nas mesmas escalas das pessoas (por exemplo 1/60 ou 1/72) faria com que as casas ficassem enormes, inviabilizando o uso dentro de terrários e mini jardins (considerando os tamanhos médios das peças confeccionadas atualmente).

Caso você precise da peça em outro tamanho, diferente dos que constam no catálogo, entre em contato e verificaremos a possibilidade de produzi-la!